quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prova semestral avaliará se aluno deve fazer recuperação em SP

05/01/2011 - 14h52


FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual de São Paulo farão avaliações semestrais que vão aferir se eles precisam ou não de recuperação. O exame começará a ser aplicado no ano que vem.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, na primeira entrevista do novo secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, ex-reitor da Unesp.
PROGRESSÃO
Reportagem publicada na edição de ontem da Folha mostra que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) deve alterar a progressão continuada na rede estadual de ensino. A principal mudança deverá ocorrer no sistema de reprovação dos estudantes.
Hoje, o aluno do fundamental só pode repetir ao final do quinto e do nono ano. A ideia é que a retenção ocorra também no terceiro ano. Assim, o número de ciclos sobe de dois para três. A antecipação da reprovação permite que o aluno com sérias dificuldades seja recuperado mais rapidamente (em vez de demorar cinco anos para refazer uma série, passe a ser depois de três).
Folha apurou que já está finalizado estudo com o novo desenho do programa. "Pessoalmente, acho que vamos ficar mesmo com três ciclos", afirmou o novo secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, ao ser indagado pela reportagem. Ele ressaltou, porém, que o assunto ainda está em análise na secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário