segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

São Paulo: Metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM



07/02/2011 - 04h30

   Engravatados da av. Paulista estão mais apertados dentro do metrô do que moradores de Carapicuíba, Itapevi ou Itaquaquecetuba, na Grande SP, que usam trens para ir ao centro da capital.
   O efeito "lata de sardinha", com que a periferia convive há anos, atingiu a linha 2-verde a ponto de a lotação encostar no limite do que é considerado aceitável, informa a reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição desta segunda-feira da Folha. 
   Ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m2, em 2009, para 5,9 por m2, em 2010, nos horários mais críticos do dia. O nível máximo de desconforto projetado é de seis usuários por m2.
   A lotação da linha 2 do metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.


Joel Silva/Folhapress
Passageiros desembarcam na estação Paraíso; metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM

Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.
A lotação na linha 3-vermelha ainda é a mais grave do sistema --a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.


OUTRO LADO


Para Sérgio Aveleda, presidente do Metrô, a lotação da linha 2-verde é um resultado natural do aumento de sua utilidade e sua prioridade é oferecer um transporte rápido para mais gente.

Editoria de Arte / Folhapress



  Cabe aqui um olhar geográfico sobre essa situação: 

  Carente de uma política consistente para o problema do transporte público de massa, São Paulo  vê suas ruas, invadidas pelos carros que se sobrepõem ao trem, metro e ônibus, considerados transporte de gente de terceira categoria.
  A Folha, veículo de comunicação importantíssimo na nossa capital mostra uma estatística interessante em seu artigo – que é a ocupação física dentro do vagão.
  A linha verde do metro está próxima do ponto crítico de saturração, que é de 6 pessoas por metro quadrado  e a linha vermelha que serve basicamente a Zona Leste da Capital tem  10, isso mesmo DEZ pessoas por m²!!!!
  Segundo o diagrama, lá nas letrinhas minúsculas com dois asteriscos, o Metrô passou a considerar recentemente, que, dentro dos trens, cabem até OITO passageiros por METRO QUADRADO. O índice que ultrapassa essa marca, ainda segundo o Metrô, são pessoas que esperam na plataforma.

Flagrante de horário de píco na Estação Sé do Metrô.


P.s.: Essa deve ser a "demanda acumulada" a que se refere o Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário